Artigo – Proposta de Classificação Para Níveis de Interatividade

Artigo publicado nos Anais do 3º IxDSA – Interaction South America 2011, que ocorreu em Belo Horizonte, entre os dias 1 e 4 de Dezembro. O trabalho foi apresentado no grupo de Interações Colaborativas e foi realizado em conjunto com a Prof.ª Dr.ª Stephania Padovani. Seguem abaixo o resumo e as palavras-chave. Em seguida, o link dos anais do congresso, com o artigo na páginas 159-168.

Este artigo possui o objetivo de estruturar uma classificação para a interatividade a partir da construção e do compartilhamento de conteúdo em websites. Inicialmente, apresenta-se uma revisão de literatura com diferentes definições de interatividade. Posteriormente, os parâmetros estabelecidos pelos autores para a determinação da interatividade são enquadrados conforme suas características de quantitativos ou qualitativos. Em seguida, agrupam-se em critérios comuns aqueles parâmetros mais frequentemente encontrados na literatura para definir o nível de interatividade de um sistema digital e que são pertinentes à abordagem deste estudo. Com base nisso, é realizada a classificação de baixa, média e alta interatividade. Além disso, a alta interatividade é ainda subdividida em três outros níveis: alta interatividade [A-], alta interatividade [A] e alta interatividade [A+]. Observa-se que as classificações da interatividade podem ajudar a visualizar melhor a influência que o usuário exerce no conteúdo e na relação com os outros usuários na internet, além de ampliar uma análise acerca de como os websites aplicam formas de publicação de conteúdo.

Palavras-chave: Interatividade, Classificação, Construção e compartilhamento de conteúdo.

>>> Anais do Interaction South America 2011.

Referência:
NASSAR, Victor; PADOVANI, Stephania. Proposta de classificação para níveis de interatividade com foco na construção e compartilhamento de conteúdo. In: Interaction South America 2011. Anais do III Congresso Internacional de Design de Interação. Belo Horizonte: IxDA, 2011.

Anúncios

Uma resposta para “Artigo – Proposta de Classificação Para Níveis de Interatividade

  1. Pingback: Artigo – Proposta de Classificação Para Níveis de Interatividade [Apresentação] | Victor Nassar·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s