Artigo – Análise da tarefa: comparação do processo de finalização de compra em e-commerces

Artigo publicado nos Anais do V Simpósio Nacional ABCiber, que aconteceu em Florianópolis, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2011. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com o mestrando André Schlemmer, que faz sua pesquisa na área de E-commerces. Seguem abaixo o resumo e as palavras-chave, em português e em inglês.  Em seguida, há o link para download. Mais abaixo, a referência para citação.

Este artigo apresenta uma comparação do processo de finalização de compra nos sites Americanas, Casas Bahia, Camiseteria, Submarino e Netshoes. A comparação é realizada através de uma decomposição da tarefa, na qual se verificam as ações que podem ser realizadas, a resposta da interface e as dificuldades encontradas, oferecendo sugestões de melhorias a cada ação. Os resultados da análise são contrastados com os dados pela técnica Cognitive Walkthrough for Web. Conclui-se que todos os sites apresentam deficiências mais criticas nas ações de embalagem e pagamento, embora o site Netshoes seja o que possua melhor desempenho.

Palavras-chave: Análise da tarefa, Cognitive Walkthrough for Web, E-commerce, Finalização de Compra.

>>> Artigo para download

This paper presents a comparison in the process of the completion of purchase at the sites Americanas, Casas Bahia, Camiseteria, Submarino and Netshoes. The comparison is done via a decomposition of the task, in which there are actions that can be performed, the response of the interface and the difficulties encountered, offering suggestions for improvement for each action. The analysis results are contrasted with data using the technique Cognitive Walkthrough for Web. We conclude that all sites have the most critical deficiencies in the actions of packing and payment, although the site is Netshoes which has better performance.

 Key words: Task Analysis, Cognitive Walkthrough for Web, E-commerce, Completion of purchase.

SCHLEMMER, André; NASSAR, Victor. Análise da tarefa: comparação do processo de finalização de compra em e-commerces. In: V Simpósio Nacional da ABCiber, 2011, Florianópolis. Anais do V Simpósio Nacional da ABCiber, 2011. Florianópolis, v. 5.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s