Resumo – Qualitative Methods: From Boring to Brilliant

Breve resumo do artigo “Qualitative Methods: From Boring to Brilliant”, de Christopher Ireland.

No início de seu surgimento, a pesquisa qualitativa enfrentou diversas barreiras por parte das empresas, que a consideravam ingênua e com um caráter amador, o que dificultava o seu desenvolvimento, uma vez que os orçamentos eram reduzidos e a designavam como uma parte de pouca influência no planejamento. O trabalho era realizado de maneira burocrática, os moderados seguiam um roteiro definido pela empresa e apenas coletavam as respostas de todos os participantes do grupo de foco, sem que o público assumisse uma função importante na construção da pesquisa. Seu crescimento deveu-se às investidas dos profissionais da época que procuravam implementar mudanças ao modo de proceder com a pesquisa, a fim de fazer com que o usuário participasse do processo de criação. Com isso, a pesquisa qualitativa expandiu suas formas de atuação a novos métodos de aplicar a pesquisa, sempre com o intuito de gerar idéias, ampliar a compreensão sobre o tema proposto e fazer com que o usuário colabore no desenvolvimento do objeto de estudo a partir de suas perspectivas, trazendo, assim, informações valiosas para que a empresa possa otimizar seu produto.

Victor Nassar.

Referência:

Ireland, C. (2003). Qualitative Methods: from Boring to Brilliant. In B. Laurel (Ed.), Design Research Methods and Perspectives. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.

Link: O artigo original pode ser visualizado aqui.

Presente no livro de Brenda Laurel: Design Research: Methods and Perspectives

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s